Relatório Síntese sobre Mudança Climática 2023

22/03/2023 19:46

No dia 20 de março de 2023, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou seu mais recente relatório sobre o estado do clima global e as possíveis consequências das mudanças climáticas em diferentes cenários futuros.

O relatório destacou a urgência da ação climática, enfatizando que as emissões globais de gases de efeito estufa precisam ser reduzidas em mais de 50% até 2030 para evitar impactos irreversíveis e catastróficos. Além disso, o IPCC alertou que a janela de oportunidade para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius está se fechando rapidamente e que, sem ações significativas, o mundo está a caminho de ultrapassar esse limite crítico até meados do século.

O relatório também descreveu os impactos das mudanças climáticas que já estão sendo sentidos em todo o mundo, incluindo ondas de calor mais intensas, inundações, secas, aumento do nível do mar e perda de biodiversidade. O IPCC enfatizou que esses impactos continuarão a piorar à medida que as emissões de gases de efeito estufa continuarem a aumentar.

No entanto, o relatório também destacou que ainda há tempo para agir e limitar os piores impactos das mudanças climáticas. O IPCC recomendou uma série de medidas urgentes, incluindo a transição para fontes de energia renovável, a melhoria da eficiência energética, a redução do desmatamento, a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e a mudança para dietas mais baseadas em vegetais.

Em resumo, o relatório do IPCC divulgado em 20 de março de 2023 foi um alerta claro e urgente para ação climática imediata e significativa em todo o mundo. O relatório enfatizou que o tempo está se esgotando e que as consequências das mudanças climáticas podem ser catastróficas se ações urgentes não forem tomadas agora.

Leia o relatório clicando aqui.